quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Novidade: Terrunho Alvarinho 2017


José Domingues é um enólogo da região de Monção e Melgaço, que há vários anos tem créditos firmados na região, trabalhando com mestria a casta Alvarinho. Projetos como a Provam (Portal do Fidalgo; Vinha Antiga), a Quinta de Santiago, onde esteve na génese do projeto, ou mais recentemente o Solar de Serrade, onde aceitou o desafio de potenciar esta marca tradicional da região, dando ainda apoio a pequenos produtores, aqui ou ali. É um homem generoso, humilde e que sempre teve o sonho de lançar o seu vinho  em nome próprio.

Ora, ele aqui está - o Terrunho "land & soul" 2017, feito exclusivamente de alvarinho e que pretende ser a visão do enólogo sobre o terroir (Terrunho) da sub-região de Melgaço e Monção. As uvas provêm de parcelas plantadas em encosta a 225 metros de altitude, com influência marítima, exposição protegida entre dois vales e o terroir singular de Monção. Apenas 10% do vinho passa por madeira, com 7 meses de estágio sobre as borras totais e 5 meses de battonage.

O resultado é um vinho branco, alvarinho, que entra diretamente para o grupo do que de melhor se faz na região. Nariz muito mineral, puro e afinado, complexo, com notas frutadas citrinas, algum vegetal, salinidade e muita frescura. Boca séria, com precisao, madeira superiormente integrada que eleva a casta Alvarinho e lhe confere um optimo volume de boca, apesar de elegante. Acidez crocante e untuosidade, num final seco e longo. Grande estreia! Apenas 3000 garrafas e 50 magnums produzidas. PVP: 22€. Disponibilidade: Garrafeiras.

Sérgio Lopes

1 comentário:

  1. Agradeço profundamente as palavras. Efetivamente é para mim uma interpretação da expressão Alvarinho Monção e Melgaço 2017.
    Obrigado Contra Rótulo!

    ResponderEliminar