sábado, 19 de agosto de 2017

É este o teu vinho, Jack?!


Hugo Mendes, enólogo da Quinta da Murta e Quinta das Carrafouchas, entre outras, maioritariamente da região de Lisboa, pode não ser logo identificado pelo comum dos mortais, mas toda a gente que anda à volta do vinho o identifica, seja pelas convicções fortes que apresenta (e os belos vinhos que faz) ou pelos videos que vai colocando na net onde o o personagem "jack" lhe permite de uma forma algo cáustica e divertida, extravasar o que lhe vai na alma. É pois um homem com uma forte penetração nas redes sociais.


Tirando partido disso mesmo, decidiu fazer algo inédito: Disponibilizar 800 garrafas do seu primeiro vinho em nome próprio - Lisboa by Hugo Mendes, em venda antecipada pela net, a um preço mais baixo, de um total de 2600 garrafas numeradas. Risco grande, exposição garantida. Mais, Hugo Mendes subverteu de alguma forma o processo, ou seja, um vinho desperta emoções e conta histórias, ora Hugo Mendes conseguiu contar uma história à volta do vinho, muito ante deste saír, criando uma expectativa enorme à volta do projecto. E o vinho é consensual? Não é, mas felizmente tem tido belíssimas críticas.

Trata-se da sua interpretação da região de Lisboa, um vinho branco com Arinto e Fernão Pires em partes iguais. Lembro-me da primeira vez que o provei e senti um misto de sensações - estranhas, pois o hype criado era enorme e precisei de provar de novo e de novo... gostei e gostei mais e acredito que o vinho ainda tem muito para dar. Para já, embora considere que precisa de tempo para casar as duas castas, adoro o registo leve e fresco, muito fino do vinho. Com uma acidez presente mas delicada a aportar uma certa finesse e complexidade ao vinho. Pouco álcool, 11,5º, o que é óptimo e um corpo médio a segurar todo o conjunto, bebe-se sem dar conta! Diria que falta apenas um final mais acutilante, mas acredito que virá com o tempo, pelo que sendo um dos patronos, guardei as minhas restantes garrafas para comprovar isso no próximo ano. Até lá, não coloco nota de prova, pois acho que é injusto, nesta fase do vinho. Para o ano volto, Jack, e escrevo a nota, yah?

Sérgio Lopes

1 comentário:

  1. Não imaginas como passo bem sem notas de prova. Prefiro um post sentido, franco, honesto e emotivo como o teu que 1000 notas de prova.
    Obrigado! :)

    ResponderEliminar