segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Fora do Baralho: Quinta dos Carvalhais Espumante Reserva Rosé 2002

Não vou dar nota de prova a este "bolhas", pois seria injusto, face à data em que este vinho foi provado. Foi provado, claro, nas condições de temperatura, copos e companhia corretos, mas o que ele passou, ninguém sabe. Estou a exagerar. 

Digo "Fora do Baralho" pois este vinho terá ficado anos esquecido, com a garrafa de pé, num café que vende "umas coisas antigas porreiras" e que ninguém ainda tinha reparado nesta pérola.

A cor alaranjada "brutal" assusta qualquer um. É um facto. Ficamos a olhar para o copo, sem saber o que iria resultar da prova. Um espumante Rosé, com quase 15 anos, quando na verdade todos os entendidos defendem que o espumante não é para guardar...

Surpresa, ainda tinha bolha e bem presente. Uma evolução muito boa e prazerosa, num aroma complexo e boca ainda muito fresca. Porreiro, pá! Acompanhou um queijinho de Nisa muito bom!

Terá sido  um "tiro de sorte" ou a prova de que se o vinho base for bom (neste caso maioritariamente Touriga Nacional e Encruzado), o futuro do "bolhas" está assegurado?

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário