sexta-feira, 10 de junho de 2016

Arena de Baco: Luís Pato a grande nível


A rubrica Arena de Baco pretende colocar frente a frente vários vinhos e só um sairá vencedor... embora isso pouco interesse tenha. O importante é falarmos mesmo de todos os vinhos, à sua maneira, pois no confronto,  com maior ou menor Knock Out, estiveram todos MUITO bem. Os sólidos que acompanharam o festim foram: 

Entrada bola de bacon; Queijinhos Franceses. Um Frango na Púcura (não houve Pato). Sobremesa Torta de Chila.

BATALHA

  • Vinha Formal Branco Cerceal 2014  - Diz-se que apenas foram produzidas 600 garrafas deste vinho... Mais uma das experiências do Engº Químico Luis Pato com a casta Cerceal. E que bela maneira de iniciar o jantar com um vinho com uma frescura brutal e que se avizinha uma enorme longevidade. Começamos em grande.
  • Vinha Formal Branco 2003 - Que branco tão bem envelhecido... de facto com uma frescura tal que está "jovem". O grande branco da noite que dá enorme prazer a beber. 100% Bical de vinhas plantadas em solo argilo-calcário . Passa 9 meses por madeira nova. Um grande branco.
  • Vinhas Velhas Branco 2000 - Depois do Formal 2003, não seria fácil passar a outro branco... E de facto este vinhas velhas 2000 pareceu-nos mais evoluido, sem ser chato, mas talvez já tenha passado o seu melhor momento. Contudo, num nivel muito bom, comparativamente com os demais brancos provados com a mesma idade. Mas é Luis Pato e nós exigimos sempre um pouco mais, né?
  • Vinhas Velhas Tinto 1994. Entramos nos tintos e confesso que o 1994 Vinhas Velhas teve reacções contrárias. È um facto que foi o único tinto que se afastou da linha condutora dos restantes. Talvez já não tenha a força e potência de outrora, mas também não lhe demos muito tempo, pois vinham aí mais "Patos" a caminho...
  • Quinta do Ribeirinho 1ª Escolha Tinto 1996 - Baga e Touriga Nacional. Um vinho que dá muito prazer a beber e ainda em grande forma. Foi bem armazenado e devemos bebê-lo já. Uma prova de que o mix entre Baga e Touriga funciona bem. O produtor diz que em média dura 10 anos. Este já vai nos 20...!
  • Quinta do Moinho 1998 - Vinho produzido exclusivamente da casta Baga com monda em verde no início de Agosto. Estagiou em cascos de carvalho Allier durante 12 meses. Mais um vinho em grande forma a dar grande prazer na prova.
  • Vinha Barrio Tinto 2000 e 2001 - De uma vinha arrancada em 2004, em virtude de não estar alinhada, por ser uma vinha com mais de 80 anos. Tanto o 2000 como o 2001 em grande grande forma. Gostei muito das notas especiadas e até quimicas, com a fruta ainda bem presente num conjunto deliciosamente fresco. 2001 melhor que o 2000, mas ambos fantásticos!
  • Vinha Barrosa Tinto 2001 - O vinho da noite. Uma combinação de todas as partes em harmonia. Fruta, especiaria, volume de boca, elegância, frecura, um vinho de nivel mundial. Provavelmente um dos melhores Barrosa de sempre. EU, se tivesse mais garrafas não esperaria mais para as beber, com enooooooorme prazer!
  • Luis Pato Espumante Bruto 1995 - Terminamos com um espumante de 95 que o próprio Luis Pato nos fez chegar. Com uma evolução já muito grande. Mais vinho que espumante, quase sem bolha. Não deslumbrou.
Resumindo, será muito dificíl repetir tal line-up, com vinhos de anos tão distintos  (e antigos) de um só produtor. Praticamente estivemos na década de 90... O nível dos vinhos foi de uma qualidade muito muito alta, o que vem comprovar que Luis Pato é um dos grandes embaixadores de Portugal, da Bairrada e da casta Baga!

May the Wine be with you...!

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário