domingo, 23 de junho de 2013

Quinta da Fata Reserva 2003


Ano: 2003

Produtor: Quinta da Fata

Tipo: Tinto

Região: Dão

Castas: Touriga Nacional, Jaen, Alfrocheiro, Aragonês

Preço Aprox.: 8€

Veredicto: Em conversa com o produtor, Sr. Eurico Ponces de Amaral, referi que gostava de provar um Touriga Nacional mais antigo, uma vez que o de 2009, do qual ainda tenho uma caixa, está muito novo parar beber, embora desde já delicioso... Não tive sorte. Ou melhor, tive sorte, pois a sugestão recaiu num belo reserva, o Quinta da Fata Reserva 2003. Dizia-me o Sr. Eurico: "Vai beber este vinho. Ou é muito bom, ou então, deitá-lo pia abaixo...!". Pois... pela imagem acima, é possível constatar a vivacidade do vinho, na magnífica e opulente cor apresentada. Foi um verdadeiro deleite.

Os Reserva da Quinta da Fata são produzidos das castas tradicionais do Dão. Este, o de 2003, menicona no rótulo: pequenas parcelas de Tinta Roriz, Alfrocheiro, Jaen e Trincadeira, predomina a casta Touriga Nacional. Não sei se em todos os anos a predominância é de Touriga Nacional, mas neste caso, talvez ajude a explicar a excelente evolução apresentada pelo vinho.

Vinho de Lagar e que expressa na perfeição o terroir da Quinta da Fata e o seu carácter rústico, com aromas resinosos, a pinho, esteva, fruta negra - deliciosamente complexo. Na boca, enorme frescura, decorrente da excelente acidez. Taninos muito vivos e polidos com o passar do tempo em garrafa a dar uma prova deliciosa, num final muito longo e persistente.

Um grande vinho, 10 anos após a data de colheita, com uma vivacidade estonteante.

Classificação: 17

Sérgio Lopes

2 comentários:

  1. Caro Sérgio,
    Consegui achar o Quinta do Fata Reserva aqui no Brasil. Ainda não o recebi, mas provavelmente não é o 2003 (talvez o 2009). Mas acho que devo ficar contente com ele.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderEliminar
  2. Caro Flávio, ainda bem! É também bastante bom... Abraço. Sérgio

    ResponderEliminar