terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Casa da Passarela Reserva Tinto 2009



Ano: 2009

Produtor: O Abrigo da Passarela

Tipo: Tinto

Região: Dão

Castas: Touriga Nacional, Alfrocheiro, Jaen.

Preço Aprox.: 5€

Veredicto: Localizada no sopé da Serra da Estrela, possuindo por isso um terroir único, a Casa da Passarela tem-se afirmado como um dos nomes mais fortes a surgir no Dão, com vinhos de excelente relação qualidade-preço Apesar de produzir vinhos desde o século XIX, saltou recentemente para a ribalta desde Lagarinhos, Gouveia - para o mundo, tendo inclusivé obtido inúmeros prémios, graças a uma nova abordagem ao mercado e consequente estratégia por parte dos seus responsáveis.

O vinho que vos trago hoje é de uma incrível relação qualidade -preço - abaixo de 5€, disponível na maioria da grande distribuição / hipermercados. Pode por isso ser facilmente encontrado e permitir ao consumidor comum habituado ao Alentejo e Douro, experimentar algo diferente, a preço cordato.

Este Casa da Passarela Reserva tinto da colheita de 2009,  foi elaborado a partir das castas Touriga Nacional, Alfrocheiro e Jaen e estagiou em barricas de carvalho francês e americano. 

De cor ruby, com auréloa avermelhada, mostra-se muito vivo no copo. No aroma, madeira presente mas bem integrada, notas florais, alguns frutos vermelhos, carácter vegetal e terroso. Na boca, entra bastante fresco, com taninos redondos, corpo médio e final prolongado e persistente.

Um Dão obrigatório, com um toque de modernidade, que o torna apelativo e que representará uma excelente mostra para a região.

Classificação: 16

Sérgio Lopes

2 comentários: