quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Dão Winelovers Meeting @ Casa da Passarella

Está oficialmente iniciado 2013; Com um evento que certamente tem todas as condições de ser replicado por outras regiões. Mas o primeiro é sempre o primeiro.. e assim foi homenageada a região do Dão, na Casa da Passarella, que foi o digno anfitrião do Dão Winelovers Meeting

O evento começou a tomar forma nas redes sociais à uns meses atrás, criado e organizado pelos bloggers Miguel Pereira (Pingamor) e Rui Massa (a.k.a. Pingus Vinicus). O mote seria  " Um momento para viver o Dão, em pleno Dão. Um encontro para produtores, enólogos e consumidores. Para quem aprecia o vinho do Dão! ".

E tudo isto foi conseguido e até superado, tendo o evento (festa) decorrido de uma forma informal, descontraída e cheia de boa disposição. Afinal estávamos ali todos para prestar homenagem à região do Dão que produz seguramente dos melhores e com mais longevidade vinhos portugueses.

Chegamos a Lagarinhos (Gouveia), à Casa da Passarella, pouco passava das 10h. O nosso companheiro de viagem foi o Ricardo Oliveira (Magna Casta). Efectuado o check-in (com direito a t-shirt alusiva ao evento e claro o... copo) entregamos as nossas garrafas de vinho do Dão na entrada. Cada participante tinha de  levar pelo menos uma garrafa do Dão, apenas e só isso, para entrar no evento. Só o conjunto de garrafas entregues pelos presentes daria por si só um post... Foi uma desgustação interessante enquanto nos preparávamos, para a grande prova da CEV Dão, constituída por vinhos antigos.

A prova foi composta por por três brancos (64, 74 e 92) e quatro tintos (71, 87, Touriga Nacional 96 e Touriga Nacional 98). Os brancos, dominados pela casta Encruzado mostraram-se muito harmoniosos na prova, com uma linha condutora constante, destacando-se a desconcertante frescura e o longo final, como os factores principais e que demonstram (como se fosse necessário provar) o potencial da região. Então o branco de 64 é simplesmente indescritível, tal a complexidade e frescura apresentadas! Os tintos estiveram igualmente em grande plano, mas numa prova mais oscilante, embora confirmassem o enorme potencial de envelhecimento da região. Alguns deles, estão ainda extremamente taninosos o que sugere, longa vida pela frente! A prova foi comentada pelo Engenheiro Brites da CEV Dão que com a sua sabedoria e experiência, enriqueceu a prova com dados muito interessantes sobre a história de cada vinho.




Finda a prova, retornamos à zona de exposição, junto às cubas de Inox da Passarella (bela ideia), onde estavam mais de 100 vinhos em prova...! Foi nesse ambiente informal e de puro convívio à volta do vinho que fomos vendo e revendo amigos - produtores, enólogos, pessoas em geral ligadas ao mundo do vinho, consumidores, bloggers... toda a gente com um único propósito - homenagear a região do Dão. 


Destaque igualmente para o almoço, composto um belo  borrego assado em forno a Lenha e para as sobremesas típicas da Serra da Estrela - Pão-de-ló, Queijo e Doce de abóbora...! Esta gente da Casa da Passarella tratou-nos realmente bem! Nesse almoço, tivemos a companhia do jornalista Gabriel Alves, também ele um apaixonado por vinho e um aficionado do Dão.

Em suma, foi o grande evento do ano até agora. Um evento diferenciador e no qual temos que dar os parabéns a toda a organização pela forma como decorreu, superando ainda mais as já de si boas expectativas criadas. Uma palavra muito especial à Casa da Passarella pela disponibilidade em organizar o evento e pela inteligência em convidar diversos produtores para "na sua casa" celebrarem o Dão. Atitudes como esta são de louvar. Uma palavra adicional de agradecimento obviamente para o Miguel, o Rui, a CVE Dão e todos os que contribuiram para a realização deste magnífico evento.

O Dão está vivo e recomeda-se!

Clique na foto abaixo para uma compilação de fotos criadas por Miguel Pereira e Pingus Vinicus.



Sérgio Lopes


Sem comentários:

Enviar um comentário