quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Sogrape Dão Reserva Tinto 1999


Ano: 1999

Produtor: Sogrape

Tipo: Tinto

Região: Dão

Castas: Jaen, Tinta Roriz, Touriga Nacional

Preço Aprox.: 9,50€

Veredicto: Ao que parece este reserva Dão da Sogrape foi o ensaio que mais tarde deu origem ao Quinta dos Carvalhais, actualmente referência emblemática da região para a empresa. Feito com as castas autóctones da região, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Jaen, sofreu um estágio em barrica nova, por um período de 12 meses.

Na prova, sendo um vinho com 13 anos de idade, apresenta uma cor encarnada, mas já com traços acastanhados naturais da sua evolução em garrafa. Mostrou-se em muito boa forma com uma frescura e elegância imaculadas, típicos do envelhecimento dos vinhos do Dão. À medida que foi abrindo, foi aumentando a sua complexidade, com notas de licorice, especiarias, chocolate negro e algum vegetal. Bastante complexo, mas com os taninos bem arredondados e um final longo, mas elegante.

É surpreendente a vitalidade dos vinhos do Dão. Creio no entanto ser o momento ideal para beber este vinho, não prevendo que vá evoluir mais positivamente em garrafa. Para quem quiser experimentar, pode ainda ser adquirido na garrafeira Tio Pepe, no Porto, a um preço bastante convidativo.


Classificação: 16,5

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário