terça-feira, 6 de março de 2012

DSF Col. Privada Verdelho 2011

Ano: 2011

Produtor: José Maria da Fonseca.

Tipo: Branco

Região: Setúbal

Castas:Verdelho

Preço Aprox.: 9,49€

Veredicto: Apesar de o nome Verdelho se multiplicar pelos rótulos nacionais, vinhos estremes incluídos, encontrar um Verdelho português não é tarefa fácil. Na verdade, em todos os casos, é a casta Gouveio que se encontra retratada, em detrimento do verdadeiro Verdelho. O DSF Colecção Privada Verdelho, da José Maria da Fonseca, é de facto o que mais se aproxima da variedade australiana Verdejo, pautando-se por um vinho realmente diferente e sedutor.

Trata-se de um vinho de cor palha clara, quase translúcida. No nariz, aroma citrino, mineral e fresco, com predominância da toranja, leve maracujá e damasco. Demorou um pouco a abrir, mas depois mostrou todo o seu aroma, de uma forma bem harmoniosa. Na boca, apresenta uma excelente acidez, que lhe confere uma frescura invejável. Confirma a fruta experimentada no nariz. Tem uma boa estrutura, terminando longo e persistente.

Um branco bem seco, suave e equilibrado, que deve ser consumido jovem, mas que ainda pode esperar mais um pouco em garrafa, pois está numa fase ainda vibrante.

Gastronómico e singular.

Nota: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.

Classificação Pessoal: 16

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário