quinta-feira, 15 de março de 2012

Quinta do Monte D'Oiro

Localizada na região de Lisboa, mais propriamente em Alenquer, a Quinta do Monte d’Oiro é uma referência desde o séc. XVII.  Foi contudo a partir de 1986, quando foi adquirida pelo crítico gastronómico José Bento dos Santos, que começou realmente a aposta na produção de vinhos ímpares e de elevada qualidade. Sendo uma região ventosa, o que proporciona temperaturas mais amenas e noites frescas, bem como a proximidade com a orla marítima, Bento dos Santos encontrou algumas similaridades com a Côte Du Rhone , replantando as melhores parcelas, com as castas que melhor se adaptaram à região, com o objectivo de criar vinhos de requintado sentido gastronómico, com um perfil eminentemente talhado para acompanhar em perfeita harmonia pratos de uma genuína cozinha regional, cozinha clássica ou alta cozinha.

Dos 42 ha da propriedade, apenas 15,5 ha foram replantados com as castas Syrah, Viognier e Petit Verdot, importadas directamente das suas regiões originais em França, e com as castas portuguesas Touriga Nacional e Tinta Roriz. Em 2006, deu-se início à conversão para a agricultura biológica. A intenção é a de produzir em quantidades controladas, procurando que cada ano suplante o ano anterior.

À chegada à quinta fomos recebidas pelo enóloga Engª Graça Gonçalves que nos fez o tour pela propriedade, explicando que faz os vinhos que Bento dos Santos aprecia, sendo um constante desafio a procura da perfeição na feitura dos mesmos. Aqui ficam algumas fotos da visita:

  



No final da visita, fomos conduzidos à sala de provas, onde estava preparada para nós uma prova das gamas reprentativas da Quinta do Monte D'Oiro. Provamos os seguintes vinhos:

- Lybra Branco 2010 - Completamente sem madeira. Um vinho que segundo a Engª Graça faltava no portfolio da marca e que tem sido um sucesso, principalmente na restauração. Feito de Viognier, Marsanne e Arinto.

- Madrigal Branco 2010 - 100% Viognier com passagem por madeira. Elegante, mineral, fresco, untuoso, distinto, fantástico!

- Lybra Tinto 2008 - 100% Syrah. Equilibrado, fresco, muito versátil.

- Quinta do Monte D'Oiro Reserva 2008 - Syrah com adição de 4% de Viognier. Maior complexidade, pendor altamente gastronómico e final muito longo.

- Têmpera Tinto 2007 - 100% Tinta Roriz. Outro vinho bastante distinto, com enorme potencial de garrafa. Muito bom.

- Aurius Tinto 2007 - Touriga Nacional + Syrah + Petit verdot. Mais um tinto vigoroso e com "pernas para andar". Excelente.

Em suma, foi uma tarde muito bem passada e um privilégio podermos provar vinhos com uma singularidade muito própria e uma carácter gastronómico notável. Claramente para um segmento médio / alto, mas que qualquer enófilo deve conhecer e beber com prazer! Resta-nos agradecer à Engª Graça pela amabilidade em nos receber. 

Quinta do Monte d’Oiro
Freixial de Cima
2580-404 Ventosa Alenquer
T +351 263 766 060
F +351 263 766 069
E geral@quintadomontedoiro.com
S http://www.quintadomontedoiro.com/

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário