sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Dona Berta Grande Escolha Tinto 2007

Ano: 2007

Produtor: Quinta do Carrenho

Tipo:
Tinto

Região: Douro Superior

Castas: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Tinto Cão e Touriga Franca.

Preço Aprox.: 25€

Veredicto: O vinho Dona Berta Tinto só apresenta a designação de "Grande Escolha", quando os anos de vindima são excepcionais, o que foi o caso do ano de 2007. Trata-se de um vinho que apesenta uma mescla de castas típicas do Douro e que pretende exprimir todas as particularidades das mesmas se encontrarem a uma altitude de cerca de 450 a 500 metros, o que permite a maturação lenta das uvas e consequente maior equilíbrio.  Parte do vinho estagiou em barricas de madeira, durante cerca de um ano, e o restante permaneceu em cubas de inox até ao engarrafamento, que ocorreu cerca de ano meio após a vindima

Antes de mais é necessário abrir e decantar o vinho umas horas antes. Provamo-lo em duas fases distintas e depois de o vinho ter aberto, teve um comportamento e equilíbrio completamente diferentes.

De cor rubi carregada, no nariz, o aroma é complexo, de onde sobressai a fruta bem madura (cereja, amora, ameixa), ligeiro toque da madeira, leve vegetal e também algum cacau. Na boca, a excelente acidez torna-o fresco, mas também elegante, embora denso, apresentando uma boa estrutura. Muito sumarento, apresenta um final longo e persistente, embora com um leve traço a secura.

Extremamente gastronómico e poderoso, um vinho que deve ser aberto com a devida antecedência para se tirar todo o seu partido. Acompanha na perfeição, os pratos da nossa cozinha tradicional portuguesa.

Nota: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.

Classificação Pessoal: 17

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário