segunda-feira, 25 de julho de 2011

Luís Pato Vinhas Velhas Br 2009

Ano: 2009

Produtor: Luís Pato

Tipo: Branco

Região: Bairrada

Castas: Bical, Cerceal, Sercealinho

Preço Aprox.: 7€

Veredicto: Este é o primeiro ano que Luís Pato produz este vinho, sem qualquer estágio em madeira. Segundo o produtor, tem tudo a ver com custos e com o facto de conseguir escoa-lo para os países nipónicos, tal como está, ou seja apenas com estágio em inox, de cerca de 9 meses. Assim temos sobretudo um vinho fácil e fundamentalmente fresco, composto das castas Bical, Cerceal, Sercealinho, provenientes de "vinhas velhas".

Trata-se de um vinho de cor esverdeada, quase translúcida. No nariz, aroma a citrinos (toranja), alguma fruta verde e a presença da mineralidade. Na boca, é algo vegetal o que lhe confere alguma secura no final de boca. Apresenta uma boa estrutura, acidez no ponto e fianal médio e agradável.

Um vinho leve, para entradas e aperitivos, embora seja algo gastronómico e por isso seja capaz de aguentar algumas comidas mais leves. Um vinho bem feito e directo, mas que talvez ganhasse um pouco mais com o estágio em madeira e com um preço mais reduzido. A 7€, pessoamente prefiro outras escolhas.

Classificação Pessoal: 14,5

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário