segunda-feira, 13 de junho de 2011

Diálogo 2008

Ano: 2008

Produtor: Dirk Niepoort

Tipo: Tinto

Região: Douro

Castas: Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Amarela e Tinto Cão

Preço Aprox.: 5 a 7€

Veredicto: Será possível haver uma diferença tão substancial entre o Diálogo de 2008, face ao de 2007? A resposta é afirmativa. Tínhamos provado a colheita de 2007, do qual até comprei umas garrafas às "cegas" e apesar de ter sido um ano "vintage" a desilusão foi grande, como demonstra o comentário efectuado AQUI. Embora o ano de 2008, tenha sido bastante diferente do de 2007, é opinião generalizada de ser um ano igualmente bom para os tintos. Então o que torna o colheita 2008 tão substancialmente superior ao 2007? Talvez esta 4ª versão (a primeira foi em 2005) esteja mais afinada... Na essência do vinho, tivemos oportunidade de conversar com os representantes da Niepoort que acharam estranho o desiquilíbrio do 2007. Pois bem, nesse evento levamos a última garrafa de 2007, que trocamos pela de 2008, a que o enólogo presente gentilmente cedeu ao desafio. Finalmente, provamo-la e harmonizamo-la com uma comidinha. Estamos agora em condições de postar o veredicto.

A Cor é  rubi de média intensidade. O aroma é complexo, onde sobressaem frutos vermelhos, especiarias, algum vegetal, tabaco e um leve balsâmico a denotar frescura. Na boca, é fresco e sedoso, com taninos médios firmes, a deixarem um leve traço final de secura e até alguma amargura, embora nunca desagradável. O final é de média persistência.

Resumindo, muitíssimo mais equilibrado que a colheita do ano anterior, finalmente a fazer jus à marca que ostenta, mesmo sendo um entrada de gama.

Classificação Pessoal: 14,5

Sérgio Lopes

3 comentários:

  1. Fez-nos companhia não há mto tempo...achámos um bocadinho doce!Mas cmo diz o Dirk, "não é o melhor vinho do mundo, mas bebe-se muito bem!"

    Continuação de boas provas!

    http://wineofus.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Caros amigos enófilos, estou perfeitamente de acordo com o vosso comentário. Mas atenção, que a colheita de 2007 é mesmo muito diferente e para pior... Este bebe-se bem.

    Cumprimentos Enófilos

    ResponderEliminar
  3. Caro Sérgio,
    Agora deixaste-nos curiosos!Vamos tentar arranjar uma de 2007.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar