segunda-feira, 28 de março de 2011

Campolargo

O nosso périplo de visitas por quintas e produtores de Bairrada e Douro, começou precisamente pelo Campolargo, um dos maiores produtores familiares da zona da Bairrada. Antes do ano 2000, talvez não fosse um produtor muito conhecido para a maioria das pessoas, mas apesar do seu cariz familiar, vendia todas as uvas para as Caves Aliança, tal é o seu património de vinhedos. No início deste milénio, começou a produzir em nome próprio, o que levou à construção da moderna adega que visitamos. Construída entre Fevereiro e Setembro de 2004, a adega  situa-se na quinta de S. Mateus (Anadia), preenchendo um corte vertical de 18 metros de altura numa ladeira da Vinha da Costa voltada a sul e a poente. A sua construção permite que a força da gravidade seja usada em todo o processo de vinificação, desde a entrada das uvas até a prensagem final. 

Chegamos já um pouco a meio da tarde à adega, onde fomos recebidos pela simpática Cristiana Cerveira, técnica de enologia, que teve a gentileza de nos fazer uma visita guiada pela adega. Começamos pelo topo, onde existe uma sala de provas com capacidade para 25 pessoas, na "torre", e de onde se tem uma vista deslumbrante para os vinhedos circundantes propriedade da família Campolargo. São cerca de 170ha de vinhas, sendo que as mesmas se encontram agrupadas em duas propriedades: Quinta de S. Mateus, 110ha. na freguesia de S. Lourenço do Bairro e Quinta de Vale de Azar, 60ha. na freguesia de Arcos. Lá do alto e por curiosidade, consegue-se vislumbrar uma outra adega, a vizinha Quinta do Encontro, que se encontra em perfeita linha de vista.

Para além da sala de provas na "torre" (que convida a uma nova visita, mais prolongada com um pequeno grupo de aficionados pelo vinho, desgustando os néctares da casa) existe também um enorme salão, com capacidade para 400 pessoas, onde são efectuados diversos eventos, como por exemplo, casamentos, e que possui a tal vista deslumbrante...

Continuamos a descer até à adega, passando primeiro pelo laboratório, onde são efectuados os ensaios necessários. Realmente, a adega é imponente e apetrechada do que melhor existe em termos tecnológicos, e aproveita a gravidade da melhor forma, para a feitura do vinho (segundo a Cristiana, uma ideia que Carlos Campolargo trouxe de França). No piso imediatamente abaixo existe a sala de estágio / armazém de despacho. Tudo muito modermo e bem organizado, com um espaço dimensionado para o presente mas sobretudo, para o futuro. Neste momento, a adega tem capacidade para produzir 300 mil litros...!


Relativamente aos vinhos produzidos, a nível de volume o espumante é rei, bebida característica da Bairrada, associada ao Leitão. Mas o portfolio vinícola é bastante extenso, incluindo diversos vinhos tintos e brancos. As castas plantadas são maioritariamente internacionais e existem muitos blends que funcionam muito bem e de forma peculiar. Curiosamente a baga, não é a casta de eleição nos seus vinhos. Há por isso, quem considere este não ser o exemplo tipico de Bairrada. Pode ser. Por mim, não me importo, pois este produtor fez-me querer saber e conhecer mais sobre a Bairrada. E dos vinhos que provei, posso dizer que fiquei bem agradado... 

E falando de vinhos, terminamos a visita, provando (alguns) vinhos, já na companhia da Joana Campolargo, que entretanto chegou e teve a amabilidade de se juntar a nós e de trocarmos algumas impressões interessantes. Vinhos provados:

- Diga? Branco 2009 - Ver comentário AQUI
- Campolargo Pinot Noir 2008 - Ver comentário AQUI
- Campolargo Dão 2009 - Produzido das castas Touriga Nacional, Alfrocheiro, Tinta Roriz e Pinot Noir, e com estágio até 12 meses em barrica.
- Campolargo CC 2008 - Produzido das castas Castelão e Cabernet Sauvignon, e com estágio até 24 mess em barrica nova. Ainda muito fechado, mas com muito para dar!
-Vinha da Costa 2006 - Produzido das castas Merlot, Syrah e Tinta Roriz, e estágio em barricas novas de 12 a 18 meses. O vinho que mais gostei e do qual trouxe uma magnum.
- Rol de coisas antigas 2007 - Mistura de castas tradicionais com adição de bical ou alicante bouschet, só em alguns anos, e com estágio em barricas usadas até 12 meses. bastante interessante.

Não deu para provar tudo...mais uma razão para voltar em nova visita!


Morada: Adega Campolargo
Quinta de S.Mateus
3780-180 S.Mateus
São Lourenço do Bairro - Anadia
GPS: 40.448233,-8.488382
Telefone: (+351) 231 519 000/9
Fax: (+351) 231 511 174
Web: http://www.campolargovinhos.com/
Email: geral@campolargovinhos.com

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário