sexta-feira, 9 de julho de 2021

RAZA PET-NAT

A Quinta da Raza, com cerca de 40 hectares, situa-se em Peneireiros, Celorico de Basto, Sub-Região de Basto (DOC), em plena Região dos Vinhos Verdes. As marcas Dom Diogo e Quinta da Raza fazem parte de um portfólio que agora soma 3 vinhos mais naturais e com menos intervenção, dois espumantes Pet-Nat e um tinto de vinhão, pois claro, o Tinto-Nat.

A imagem é muito gira e alusiva à biodiversidade das vinhas da quinta, com retratos da Joaninha, da Crisopa ou do Carabidae, auxiliares preciosos no controlo das pragas.

O Raza Pet-Nat Branco é feito 100% Trajadura, enquanto que o Raza Pet-Nat Rosado é composto por Padeiro e Vinhão. Ambos são altamente refrescantes, com bolha equilibrada, com notas de fermentação e pouco alcool como deve ser. O branco a lembrar fruta de pomar. O rosado mais na linha da fruta fresca silvestre. O final não é muito intenso, mas são espumantes francos e a um preço acertado na categoria pet-nat de cerca de 8€. O rosado talvez um pouco mais complexo e versátil que o branco, na minha opinião.
O Raza Tinto-Nat foi talvez o mais surpreendente dos 3. Não se tratando de um espumante, é contudo um vinho de vinhas velhas replantadas e produzido com o minimo de intervenção. O resultado é um tinto fresco e com o corpo do Vinhão mas sem a agressividade de taninos que às vezes encontramos. Carregado de fruta preta, o seu final refrescante e boa acidez convida a acompanhar a nossa comida portuguesa sem problema. Pvp 8eur.

Sem comentários:

Enviar um comentário