terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Fora do Baralho: Vinha da Ordem Peregrino Tinto 2018

O Vinho da Ordem Peregrino, resulta da vontade de manter vivas algumas das mais antigas vinhas que se encontrem na proximidade da Vinha da Ordem e por conseguinte tenham uma elevada representatividade de castas antigas. Assim sendo ao produzir este vinho com as mesmas técnicas que o Vinho da Ordem, pretende-se dar a conhecer o vasto património vitícola e ao mesmo tempo ajudar a preservar estas vinhas. Nasceu assim este peregrino de uma vinha monocasta Jaen com mais de 63 anos de idade e que este ano se apresenta como colheita Vinho da Ordem Tinto, Peregrino 2018.

Peregrino pois tal como o Peregrino, caminha. Neste caso de vinha em vinha, com a missão de não a deixar morrer. Tal como os peregrinos, este é um conceito itinerante, que vai de vinha em vinha, à distancia de uma pequena caminhada. Que ano após anos visita algumas das mais antigas vinhas e que num trabalho conjunto, tenta que estas pequenas vinhas possam continuar vivas e sã.

Com pouquíssima intervenção e sem passagem por madeira, é um vinho puro, com fruta vermelha e um lado vegetal vincado que lhe confere muita frescura. Elegante, com taninos firmes, mas totalmente domados, bom volume de boca e final longo a pedir novo copo, fazem, deste vinho, uma delícia. São apenas 399 garrafas vendidas em exclusivo na Garrafeira Campo de Ourique, a partir de Março deste ano. PVP: 27€

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário