domingo, 23 de julho de 2017

Moscatéis portugueses, abaixo de 15€, brilham em França....!


Este post vem a propósito do concurso "Muscats du Monde" que decorre em França todos os anos e no qual Portugal conseguiu 4 moscatéis no TOP 10 do certame! O primeiro lugar é inclusivé nosso com o Venâncio Costa Lima Moscatel Roxo 2013. Os restantes três são o Moscatel Roxo 5 anos da Bacalhôa e o Moscatel Roxo Pioneiro 2013, também da Venâncio da Costa Lima  o Adega de Favaios Moscatel 1980 que receberam a Medalha de Ouro e colocaram-se igualmente entre as 10 melhores classificações no concurso.

O concurso, que decorreu nos dias 5 e 6 de Julho, na cidade de Frontignan-la-Peyrade - França, teve em prova 214 moscatéis de 25 países. O júri internacional, composto por mais de 55 especialistas, atribuiu 71 medalhas, 38 de ouro e 33 de prata. Portugal é, a seguir à França, o país com mais medalhas, num total de 13 - 7 ouros e 6 pratas.

Gratificante e de louvar sem dúvida, que vinhos generosos abaixo de 15€ tenham sido tão bem recebidos. Só prova que o Moscatel Roxo, de Setúbal ou o do Douro produzem vinhos extraordinários. Mas será esse o target do concurso - vinhos extraordinários? Provavelmente não.

A questão surge pois não retirando o excelente mérito dos vinhos premiados, saltam-me à vista desde logo 2 ou 3 referências de produtores como José Maria da Fonseca ou Horácio Simões, de dimensão estratosfera, mas que provavelmente não fazem sentido neste concurso, face aos resultados. O próprio Bacalhoa 30 anos ficou abaixo dos 4 moscateis portugueses do top 10... Talvez os produtores nos possam esclarecer um pouco mais.

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário