segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Em Prova: Quilate Colheita Tinto 2015


15,5/20. Produzido à base de Touriga Nacional (70%) e temperado com Tinto Cão (15%) e Tinta Roriz (15%), chega esta novidade Duriense Quilate Colheita Tinto 2015. O projeto tem inicio em 2013 quando Jorge Rufino começou por investir na requalificação de um armazém velho que se encontra no coração da Quinta do Muro, onde reside, que à longas décadas foi também uma adega.

O principal objetivo era fazer vinhos com caracter douro mas com as técnicas mais antigas possível tais como fermentações em lagar, uso de pouca maquinaria em contacto com uvas, e vinificar parcelas e castas que melhor garantia assegurasse, e foi o que aconteceu. Trata-se de um projeto familiar com a pretensão que evolua a nível económico favoravelmente.

O Colheita 2015 apresenta um cor ruby aberta. Ao primeiro impacto, não é um Douro de "caras" pois está ainda muito novo e não sofre de excessos de madeira - felizmente (aliás tem muiito pouca). Aparecem a pouco e pouco as noats de fruta e traços florais, bem como alguma baunilha. na boca tem volume, mas também elegância. Termina de média persistência e com pendor gastronómico. Irá crescer em garrafa. PVP: 5,95€. Disponibilidade: Garrafeiras Seleccionadas.

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário