quinta-feira, 6 de março de 2014

Quinta do Encontro Preto Branco Tinto 2004

Ano: 2004

Produtor: Dão Sul

Tipo: Tinto

Região: Bairrada

Castas: Touriga Nacional, Baga e Bical

Preço Aprox.: 9

Veredicto: Sim, até parece que o nome tem a ver com o sítio onde estou...Angola. Trata-se de apenas uma brincadeira, pois a verdadeira razão do seu baptismo (Preto Branco é assim que se chama este vinho) provém do seu lote, de onde fazem parte castas tintas- Touriga Nacional e Baga e uma casta branca - Bical.

Já o tinha provado numa visita à Quinta do Encontro em Portugal, a colheita mais recente. Em Luanda descobri um par de garrafas da colheita de 2004. Vinho pois com 10 anos de idade e sabendo-se que as condições de armazenamento e acondicionamento dos vinhos em África não são as melhores, acho que arrisquei, mas... valeu a pena.

Cor Ruby. Aroma de onde sobressai aquele lado mais a vide da Baga, juntamente com notas florais e mentoladas. Algum fumado. Boca muito macia e redonda, ainda com bastante frescura. De corpo elegante, termina de boa persistência e com final longo.

A prova de que os vinhos bairradinos envelhecem muito bem. Está num excelente momento de prova. Talvez, por ventura, no seu pico.

Classificação Pessoal: 16


Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário