terça-feira, 14 de janeiro de 2014

João Portugal Ramos Estremus Tinto 2011

Ano: 2011

Produtor: J. Portugal Ramos

Tipo: Tinto

Região: Alentejo

Castas: Trincadeira, Alicante Bouschet

Preço Aprox.: 70

Veredicto: João Portugal Ramos lançou recentemente uma colecção de vinhos super premium, Estremus (alentejo),  Duorom Reserva O.Leucura Cota 200 e Duorom Reserva O.Leucura Cota 400 (Douro Superior), que podem ser adquiridos no site do produtor Grandes Vinhos. Tratam-se de referências muito especiais que pretendem mostrar a identidade da região e do terroir de origem.

O João Portugal Ramos Estremus 2011 é um vinho com 50% de Alicante Bouschet e 50% Trincadeira, provenientes de uma pequena parcela de vinha, São Lázaro, junto ao Castelo de Estremoz, com solo calcário com pedra-mármore à superfície. A uvas são pisadas a pé em lagar também ele de mármore , sofrendo estágio em barricas novas de carvalho francês durante 12 meses.

Apresenta cor granada opaca, quase como um "bloco". O aroma é deveras invulgar... Muito complexo, atractivo e fino, mas de difícil identificação - muito diferente. Profundo, austero. Boca com taninos macios, estruturado, concentrado, potente, mas delicado, terminando muito longo e persistente.

Um vinho ainda marcado obviamente pela juventude. Promete seguramente um futuro risonho, podendo mesmo vir a ser um dos grandes icons do Alentejo. O crítico Mark Squires, da prestigiada revista “The Wine Advocate” acaba de o destacar com uns apreciáveis 94 pontos!

Um vinho singular, original e uma bela homenagem ao Alentejo. Excelente.

Nota: Amostra gentilmente cedida pelo produtor ao qual agradecemos tamanho privilégio.

Classificação Pessoal: 18


Sérgio Lopes

2 comentários:

  1. Que maravilha, Sérgio! Em se tratando de João Portugal Ramos, imagino ser um grande vinho. Seu Marquês de Borba Reserva já é para mim um dos grandes vinhos portugueses. Imagino este Estremus... A pena é que, se chegar ao Brasil, deve nos custar pelo menos o equivalnete a 200 Euros.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderEliminar
  2. Grande Flávio, bom dia! É mesmo um vinho singular e muitíssimo bom. Vale bem a pena! Abraço. Sérgio.

    ResponderEliminar