sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

DSF Colecção Privada Espumante Moscatel Roxo Rosé 2012

Ano: 2012

Produtor: José Maria da Fonseca

Tipo: Espumante Seco Rosé

Região: Setúbal

Castas: Moscatel Roxo

Preço Aprox.: 14

Veredicto: A José Maria da Fonseca (JMF) lançou recentemente o seu primeiro espumante premium, o Colecção Privada Domingos Soares Franco Espumante Moscatel Roxo Rosé 2012. Mais uma novidade para a colecção de vinhos assinada com o nome do enólogo, Domingos Soares Franco.

É elaborado 100% da casta Moscatel Roxo, num total de produção de 13.000 litros, tratando-se de um espumante seco.

Eu confesso ser um apaixonado pelo vinho rosé desta casta e da colecção privada DSF... Por outro lado, apenas aprecio verdadeiramente espumantes Brutos, de preferência Brutos Naturais, mas não "Brutamontes". Por isso, sendo este espumante "seco", fiquei logo desconfiado que não me entrasse à primeira.

Cor salmão, aroma exótco com predominância do lado floral e frutado da casta - rosa; lichias. Boca com bolha fina e delicada, final bastante interessante.

Com a refeição ainda que leve, não encaixou de forma perfeita, pois é algo doce (categoria seco). Mas com a sobremesa, bolo rei de chocolate, a combinação foi sublime...!

De qualquer das formas, acho que é daqueles vinhos que se estranham à primeira, mas vão-se entranhando... Embora me pareça estar ainda no seu processo de afinação. O próximo ano seguramente trará a confirmação de um espumante singular, mas agora, por vezes difícil de entender.


Nota: Amostra gentilmente cedida pelo produtor a quem agradecemos.


Classificação Pessoal: 16


Sérgio Lopes

1 comentário: