terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Produtor Revelação do Ano : Quinta da Sequeira

Com o final do ano, damos início ao habitual balanço sobre o que de mais relevante ocorreu no mundo vinícola em 2013. São as nossas escolhas. De notar que as escolhas baseiam-se no conhecimento adquirido ao longo deste ano, nos contactos efectuados, vinhos provados, eventos participados, etc. É portanto limitada e subjectiva, tendo em conta o universo experimentado, mas vale seguramente a pena destacar,  pela qualidade e / ou relevo que apresentam. Finalmente, a escolha para produtor revelação do ano.

QUINTA DA SEQUEIRA (Douro Superior)

Há cerca de 4 anos atrás, numa ida à terrinha, Foz Coa, tivemos o privilégio de fazer uma prova memorável na Quinta da Sequeira com o enólogo e amigo José Eduardo Conceição. Lembro-me do frio que se fazia sentir e de estarmos a provar os vinhos com o aquecedor ligado. Provamos os tintos, incluindo o grande reserva 2007, o Late Harvest e o Branco, entre outros. Terminamos com um Vinho do Porto da casa, que teria 100 anos e que vos posso confessar foi inesquecível...! O mesmo Porto que agora será engarrafado em limitadíssima edição, e que fará seguramente furor...


Isto para dizer que a prova foi realmente o primeiro grande contacto com os vinhos da Quinta da Sequeira, mas também afirmar que existe uma Quinta da Sequeira em crescendo e afirmação desde essa altura. Se essa visita foi o começo, neste momento a Quinta da Sequeira é uma certeza. O perfil dos vinhos foi-se afinando de acordo com as pretensões do produtor e naturalmente o projeto foi-se cimentando e ganhando novas referências, com a inclusão de vários tintos, brancos e o rosé. 

Diria que o perfil dos vinhos tintos consegue agregar a potência á frescura e elegância, num conjunto apetecível e de elevada longevidade. Os brancos são deliciosos, minerais e frescos. O late Harvest de Malvasia Fina, singular. Mas o destaque de todo o portfolio vai seguramente para os grande reserva tinto e brancos, vinhos complexos, desafiantes e potentes. O Grande Reserva Branco foi mesmo o grande vencedor no Festival de Vinhos do Douro Superior deste ano. A minha caixa destes vinhos está por enquanto na garrafeira, a esperar pelo momento de prova ideal...

Por tudo isto, urge conhecer melhor este projeto e a região do Douro Superior, região com um potencial enorme. Quanto à Quinta da Sequeira bebam e apreciem. O futuro tem tudo para continuar a ser risonho.

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário