terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Quinta da Gaivosa Tinto 2003

Ano: 2003

Produtor: Domingos Alves de Sousa

Tipo: Tinto

Região: Douro

Castas: Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinto Cão, Touriga Nacional e Outras

Preço Aprox.: 40

Veredicto: Este vinho é obrigatório para qualquer enófilo. Produzido exclusivamente em anos de qualidade excepcional, segundo o enólogo Tiago Alves de Sousa apenas se começa a mostrar verdadeiramente após 10 anos da data de colheita. É o grande icon de Alves de Sousa proveniente das vinhas da mesma quinta com mais de 70 anos. Na primeira década deste século só houve Gaivosa em 2000, 2003, 2005 e 2008.

Produzido a partir de Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinto Cão, Touriga Nacional, Tinta Barroca, Sousão, Tinta Amarela, Tinta Francisca, Rufete e mais outras dezenas de castas, estagia 15 meses em barricas de carvalho francês novas e usadas e permanece no mínimo 1 ano em garrafa, antes de vir para o mercado.

A completar o seu décimo aniversário, tendo sido lançado de novo no mercado, tivemos a felicidade de conseguir degustá-lo...

Aroma fino e elegante, ultra complexo, mas desafiante. Fruta de qualidade empassada, bem bonita, notas de fumados, especiaria, alguma caruma ou toque balsãmico, tão característico do terroir em questão. Na boca é de uma enorme finura, com taninos sólidos mas dominados, carnudo com grande corpo, enorme frescura, final longo, persistente e sumarento. Delicioso.

Num extraordinário momento de prova!

Classificação Pessoal: 18,5


Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário