terça-feira, 9 de abril de 2013

Monte Cascas Reserva Branco Douro 2010



Ano: 2010

Produtor: Monte Cascas

Tipo: Branco

Região: Douro

Castas: Rabigato.

Preço Aprox.: 9,95€

Veredicto: Back to Monte Cascas. Ainda me recordo quando tive contacto pela primeira vez com este projecto na Wine O'Clock de Matosinhos, um projecto diferente e arrojado no qual a dupla de enólogos se lançou a produzir vinhos por diversas regiões de Portugal (Minho, Douro, Alentejo, Colares) sem possuir adega própria. Desafiador e interessante. Entretanto, o projecto tem-se consolidado e foi com curiosidade que decidi regressar ao seu resreva branco do Douro.

100% Rabigato, casta Duriense conhecida pela sua elevada acidez e alguma rusticidade, fermenta e estagia em barricas novas de carvalho francês, durnte 8 meses, com battonage.

De cor limão, no nariz apresenta notas de fruta madura, mineralidade evidente e tosta da madeira bem presente. A boca é marcada por uma elevada acidez, com a tosta da madeira ainda a dominar bastante o conjunto, embora aqui e além se identifiquem notas limonadas. Termina de agradável persistência.

Um vinho eminentemente gastronómico, diria até que, nesta fase, impossível de apreciar por si só, uma vez que está bem presente a acidez marcante do Rabigato, bem como a tosta da madeira . Na minha opinião, necessita de um pouco mais de tempo para se perceber realmente para onde vai o conjunto. Parece-me no entanto um branco claramente diferente e que valerá a pena quiçá provar mais tarde, com mais algum tempo de garrafa. Actualmente, talvez não seja o melhor momento para a prova do vinho.

Classificação: 15,5

Sérgio Lopes

2 comentários:

  1. não provei este... mas o grande reserva rabigato 2008 está muito bom... enorme profundidade

    ResponderEliminar
  2. Acredito. Talvez seja necessário esperar algum tempo para mostrar toda a sua plenitude, tal como referi no meu comentário.

    ResponderEliminar