sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Produtor Revelação do Ano - Fonte de Gonçalvinho

Com o final do ano, damos início ao habitual balanço sobre o que de mais relevante ocorreu no mundo vinícola em 2012. São as nossas escolhas. De notar que as escolhas baseiam-se no conhecimento adquirido ao longo deste ano, nos contactos efectuados, vinhos provados, eventos participados, etc. É portanto limitada e subjectiva, tendo em conta o universo experimentado, mas vale seguramente a pena destacar,  pela qualidade e / ou relevo que apresentam. Começamos  pela nossa escolha para produtor revelação do ano.

FONTE DE GONÇALVINHO (Dão)

A história do contacto com este jovem e simpático casal é curiosa, na medida em que nas nossas visitas pelo Dão, o enólogo António Narciso recomendou-nos passar por Paranhos da Beira - Seia, local onde se situa a Quinta Fonte de Gonçalvinho. E assim o fizemos. Caso contrário, talvez nos tivesse passado ao lado, tal é a escolha de bons produtores e vinhos, nesta região fantástica que é o Dão. O resultado da nossa visita pode ser lido AQUI


A história de Casimir e Christelle da Silva é feita de preserverança e crença na qualidade de um terroir de eleição, uma produção semi-automática e um enólogo que transformou a tragédia de 2008 numa rota de sucesso. Os vinhos espelham a elegância típica do Dão, num perfil moderno e muito atraente. Desde os colheita tinto e Rosé que são excelentes RQP e mostram bem o potencial de entrada da casa, passando por um monocasta Tinta Roriz sumarento, culminando no sublime Inconnu, o tal vinho de que ninguém conhece quais as castas ou a forma de vinificação. Trata-se de um Reserva sublime. Para 2013 preparem-se para um encruzado desconcertante e um Touriga Nacional super perfumado e já medalhado, a juntar às referências já anteriormente mencionadas. Por tudo isto, Fonte de Gonçalvinho merece o título de produtor revelação do ano. E as suas vinhas ainda são "umas crianças"... Assim, o futuro de qualidade está pois salvaguardado!


Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário