domingo, 8 de abril de 2012

Quinta da Fata Touriga Nacional 2009

Ano: 2009

Produtor: Quinta da Fata

Tipo: Tinto

Região: Dão

Castas: Touriga Nacional

Preço Aprox.: 16€

Veredicto: A Quinta da Fata situa-se às portas de Nelas, concelho de Viseu, epicentro da região vinícola do Dão. Trata-se de uma casa secular, um projecto liderado por Eurico Ponces de Amaral, que aposta nas castas autóctones da região, sendo que nos tintos a Touriga Nacional é rainha, enquanto que nos brancos reina, como não podia deixar de ser, o Encruzado.

Este monovoarietal de Touriga Nacional, na versão de 2008, ganhou inúmeros prémios, inclusivé o 12º lugar, entre mais de uma dezena de milhar de vinhos em prova (!)  no International Wine Challenge. E embora não tivesse tido o provilégio de o provar, tive o prazer de o fazer com a mais recente colheita, de 2009.  

Trata-se de um vinho de cor ruby. No nariz, muita fruta vermelha e algum toque floral. Aroma muito elegante e agradável. Na boca, confitma-se a suavidade, com taninos bem domados, fresco,  com madeira muito bem integrada. Apesar da leveza característica dos vinhos do Dão, tem um bom corpo, terminando muito persistente e sumarento.

Um vinho que expressa o seu "terroir". Um Touriga Nacional sumarento e frutado, mas nunca enjoativo. Para beber já, mas sobretudo para esperar uns anos, pois tem enorme potencial de evolução em garrafa. Comprar antes que esgote!

Classificação Pessoal: 17

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário