domingo, 15 de abril de 2012

Quinta da Garrida Reserva Touriga Nacional 2004

Ano: 2004

Produtor: Caves Aliança

Tipo: Tinto

Região: Dão

Castas: Touriga Nacional

Preço Aprox.: 22,5€

Veredicto: A revista Americana Wine&Spirits, em 2009, premiou o vinho Quinta da Garrida Reserva Touriga Nacional da colheita de 2004 com 90 pontos. Esta é uma das mais prestigiadas revistas mundiais do sector vínico. Adquirimos este exemplar na visita às caves Aliança e chegou a altura de a degustar.

Dão DOC, monocasta Touriga Nacional, com percentagens residuais de Jaen e Tinta Roriz, estagiou 12 meses em barricas de carvalho francês (60%) e russo (40%).

Cor retinta, com rebordo violáceo.  No aroma, inicialmente um pouco fechado. No dia seguinte, mostrou todas as suas potencialidades. Aromas a fruta preta madura, especiarias, cacau, notas balsãmicas e uma enorme frescura. Na boca, belo corpo, taninos sedosos e envolventes acidez no ponto, final longo e persistente.

Num óptimo momento de consumo, mas com pernas para andar...!

Classificação Pessoal: 17

Sérgio Lopes

2 comentários:

  1. Cada vez que aqui venho levo sempre coisas boas!Este não conheço...mais um pra lista!Fiquei curioso com o carvalho russo, sabes-me dizer mais alguma coisa?

    Abraço
    Carlos

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Carlos. Na altura da visita às Caves Aliança provei o 2005. O 2004 já não deve existir. Se encontrares o 2005, aproveita e experimenta. Obrigado pela presença assídua e elogios. Abraço. Sérgio Lopes

    ResponderEliminar