segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Quinta de Baixo

Visitamos a Quinta de Baixo no passado mês de Dezembro. E se Mário Sérgio e a sua Quinta das Bageiras é a porta de entrada da região da Bairrada, a Quinta de Baixo é o produtor que não devemos perder de vista a Sul, sendo imprescindível conhecer os seus magníficos vinhos. Situado em Cordinhã, muito perto da orla marítima, é um dos apenas dois produtores da região de Cantanhede. O solo é maioritariamente calcário , sendo que as uvas são propriedade própria distribuídas por 3 quintas, num total de cerca de 20 hectares.
  

As castas criteriosamente seleccionadas são as tintas: Baga, Touriga Nacional, Syrah, Merlot, Pinot Noir, Tinta Roriz e Castelão e as brancas: Maria Gomes, Bical, Arinto, Chardonnay, e Sauvignon Blanc que aqui se conjugam em perfeita harmonia.  As vinhas com cerca de 80 anos, com produções limitadíssimas de onde em anos excepcionais, nascem os vinhos grande escolha, private collection, garrafeiras e clássico. A localização da adega numa encosta permite que o processo de vinificação seja realizado por gravidade, com engaço e nos tradicionais lagares abertos de fermentação. Sérgio Silva, o jovem enólogo responsável pelos néctares da Quinta defende um misto de tradição com modernidade. Nesse sentido, a adega é composta pelas modernas cubas de inox e barricas de carvalho francês, onde estagiam tintos, brancos e espumantes. O respeito pelo viticultura e a localização priveligiada da Quinta permitem obter vinhos de grande carácter. 

  

Finda a visita, Sérgio proporcionou-nos uma prova bem longa e interessante. Provamos os seguintes vinhos:
Espumante Bruto 2008; Espumante Blanc de Noirs 2007; Branco Reserva 2007; Blaudus 2004, um 100% Touriga Nacional; QB Grande Escolha 2008.

A consistência e qualidade nos vinhos em prova foi uma constante. Destaque para o Blanc de Noirs, um espumante de Baga e Touriga Nacional, com 25% do lote a estagiar em madeira. Muito diferente e agradável. O Grande escolha tinto 2008, feito com Baga e Touriga Nacional, é um vinho muito equilibrado, sumarento e de grande potencial. No final ainda tivemos o privilégio de provar um baga 2008 e um Baga de 2011, este último de vinhas com mais de 80 anos, simplesmente fenomenal, ainda em amostra de cuba. Quanto ao Baga 2008, será lançado no mercado mais tarde, pois necessita de tempo em garrafa. Felizmente tivemos o privilégio de o provar e de conseguir algumas dessa garrafas, que se encontram a repousar na nossa garrafeira.

No final da visita, as compras foram muitas pois a qualidade é enorme. Vale bem a pena a visita! Os nossos agradecimentos ao Sérgio pela amabilidade e disponibilidade em nos receber.

Quinta de Baixo – Vinhos da Bairrada, Lda
Rua Professor Joaquim Pires dos Santos
3060-260 Cordinhã
Telf. (+351) 231 423 180
Telm. (+351) 914 217 649
Fax (+351) 231 422 346
E-mail geral@quintadebaixo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário