sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Luís Pato Baga Tinto 2007

Ano: 2007

Produtor: Luís Pato.

Tipo:
Tinto

Região: Beiras

Castas: Baga (85%), Touriga Nacional(15%).

Preço Aprox.: 4,5€

Veredicto: Experimentei este vinho num jantar em casa de amigos, harmonizado com umas entradas, nomeadamente patés e queijos e acabou por se prolongar pela refeição, embora não durasse muito... Tivemos que abrir outro vinho, pois só havia uma garrafa. Ao olhar para a frente do rótulo está escrito "baga", mas quando lemos no verso, aparece mencionado que o vinho é produzido a partir de Baga e Touriga Nacional. Fiquei intrigado. Afinal é ou não um monocasta Baga? Contactei o produtor que me explicou o seguinte:  Como sabe a lei europeia permite que um vinho varietal contenha até 15% de outras variedades (nos USA vai até aos 20%). Assim este vinho é varietal BAGA porque contem 85% dessa casta, sendo que os restantes são de uma uva única a Touriga Nacional. Na colheita de 2008 encontrará a indicação de Baga + Touriga Nacional no rotulo frontal porque 60% são de Baga e os restante 40% são desta ultima casta.

Fiquei completamente esclarecido. E sendo um entrada de gama, não tem qualquer passagem por madeira.

De cor ruby de média intensidade, no nariz apresenta aromas a alguns frutos vermelhos e alguma especiaria (talvez chá). Na boca, apresenta um volume médio e final agradável e de média persistência, terminando algo seco. No fundo este vinho, mostra a identidade da Baga, sem ser agreste a nível de taninos, logo muito acessível e que se bebe com agrado.

Luís Pato é considerado o homem que "domou" a Baga, por isso este exemplar é fácil e muito agradável de se beber a um bom preço.

Classificação Pessoal: 15

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário