segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Bétula 2010

Ano: 2010

Produtor:
Catarina Montenegro (Quinta do Torgal)

Tipo:
Branco

Região: Douro

Castas: Viognier (50%), Sauvignon Blanc (50%).

Preço Aprox.: 12 a 15€

Veredicto: Antes de mais, pedir desculpa aos leitores deste blogue, pela falta de actualização do mesmo, que se deve fundamentalmente a uma mudança súbita de funções a nível profissional, que tem ocupado imenso tempo. Vamos tentar voltar à normalidade, tentando actualizá-lo com maior regularidade.

Regressamos com a nova colheita do vinho Bétula Branco, produzido pela Catarina Montenegro, na Quinta do Torgal, freguesia de Barrô. O enólogo responsável é o talentoso Francisco Montenegro, sendo que este Bétula estagia lado a lado com os famosos Anetos, na mesma adega. Na visita que efectuamos à Sobredos (Anetos), tivemos oportunidade de provar amostras de Viognier em barrica e de Sauvignon em Inox, castas que compõem em partes iguais este vinho e pudemos ter uma ideia do que iria ser o resultado final.

A principal diferença para o Bétula 2009 é o facto de possuir menos um grau de álcool, ou seja, apenas 12,5º, o que o torna ainda mais "fácil" de beber e com potencial de envelhecimento. Mantém o perfil característico, sendo que está ainda mais afinado que o do ano passado.

De cor amarelo palha, o aroma é complexo, muito fresco e elegante, com notas de frutos tropicais, fundo citrino, flores e algum vegetal.  A tosta da madeira está muito bem integrada e quase não se sente. Na boca, confirma-se a frescura e mineralidade, sendo um vinho que apresentando a finesse característica de Francisco Montenegro, é encorpado e bastante aveludado, redondo. Apresenta uma bela acidez que prolonga o final de boca muito agradável e persistente.

Gastronómico e versátil, tudo em perfeita harmonia, como é hábito no Francisco.

Nota: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.

Classificação Pessoal: 17

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário