quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Dona Berta Reserva Vinhas Velhas Rabigato 2009

Ano: 2009

Produtor: Quinta do Carrenho

Tipo:
Branco

Região: Douro Superior

Castas: Rabigato.

Preço Aprox.: 15€

Veredicto: As vinhas velhas a que o vinho faz referência têm uma idade média aproximada de 15 anos. Têm alguma idade, tendo em conta ser um monocasta Rabigato, o que não é muito usual, mas a referência a vinhas velhas também funciona um pouco como marketing promocional. Trata-se de um vinho que é eminentemente gastronómico e vale a pena conhecer.

De cor citrina, no nariz não é muito exuberante de aromas. A nota dominante é a sua grande mineralidade, embora se sintam leves toques florais e alguma fruta branca. O próprio aroma antevê uma frescura e elegância que depois se confirma na boca. O vinho é fino e com uma bela acidez gastronómica. Alguma untuosidade, uma bela estrutura e final bastante longo e saboroso, fazem deste monocasta Rabigato, um excelente companheiro à mesa.

Uma agradável surpresa e uma aposta pessoal de Hernâni Verdelho numa casta não muitas vezes utilizada a solo e que aqui se comporta lindamente. Acompanha bem comidas mais estruturadas.

Nota: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.

Classificação Pessoal: 16,5

Sérgio Lopes

2 comentários:

  1. Caro Sergio Lopes- tive a oportunidade de degustar um Dona Berta Rabigato 2009 em Lisboa na minha última passagem por lá. Não o conhecia e fui surpreendido por esse excelente vinho branco. Foi no restaurante A Travessa e acompanhou uma bacalhau na broa com destaque. Muito bom, mineral, meio ácido, mas elegante.Um vinho sério e bem português como um fado. Inesquecível. Visite-me no vinhoseoutrasbobagens.blogspot.com Um abraço FlavioMPinto

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário Flávio. De facto, também considero um grande vinho, mas por ser elegante, muito mineral e pouco aromático, talvez um pouco "duro" de prova, não seja para todos.

    PS: Gostei do seu blogue...!

    ResponderEliminar