quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Quinta dos Currais Reserva 2003

Ano: 2003

Produtor:
Quinta dos Currais 

Tipo:
Tinto

Região: Beira Interior

Castas: Touriga Nacional, Castelão, Tinta Roriz e Jaen

Preço Aprox.: 8€

Veredicto: A Quinta dos Currais está situada na Cova da Beira, portanto na região da Beira Interior, com 130 hectares de vinhedos em solos xistosos. De uma consulta ao site da quinta, percebe-se que existe uma intenção de melhoria na feitura dos vinhos, numa região muito menos mainstream que Douro, Alentejo, ou Dão, por exemplo, e até existem algumas alusões a menções internacionais relativamente a alguns dos seus vinhos. Contudo, não fiquei particularmente agradado com o tinto reserva 2003.

Produzido à base das castas Touriga Nacional, Castelão, Tinta Roriz e Jaen, estagia 18 meses em carvalho francês e 12 meses em garrafa.

Trata-se de um vinho bem concentrado, com os taninos equilibrados, apesar de ser algo agressivo na prova e um pouco alcoólico. Talvez de perfil um pouco à moda antiga. Apesar de mencionar no rótulo que ganhará propriedades se o guardarmos, achei-o um pouco desgastado, com a agravante de no dia a seguir à prova mostrar claros sinais de oxidação, o que o tornou impossível de beber.
Pelo preço, na minha opinião, há claramente outras escolhas bem melhores.
Classificação Pessoal: 11,5

Sérgio Lopes

2 comentários:

  1. Boas Sr. Sérgio Lopes, apesar de o último vinho Reserva tinto que provei da Quinta dos Currais ter sido o 2004, bebi uma garrafa de 2003 no final do ano passado e não apresentava esses sinais de cansaço que identificou. Lembro-me bem que esse vinho o ano passado esteve na lista da Jornalista Inglesa Sarah Ahmed como um dos 50 melhores vinhos portugueses para o U.K.! Caso tenha outra garrafa de 2003...dê-lhe o benefício da dúvida. O 2004 está fabuloso...melhor vinho DOC Beira Interior no concurso da CVRBI e uma das 50 medalhas de ouro no CNVE 2010 e única para a região.
    Ver link:
    http://www.ionline.pt/interior/index.php?p=news-print&idNota=55673

    Abraço,

    JV

    ResponderEliminar
  2. Caro JV,

    Obrigado pelo comentário.

    Provei o vinho, adquirido numa superfície comercial, em depreciação. pelo que refere, talvez tenha tido azar. Vou tentar conseguir uma outra garrafa, para "tirar a teima".

    Obrigado.

    Sérgio Lopes

    ResponderEliminar