segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Irony Merlot 2008

Ano: 2008

Produtor: Irony

Tipo: Tinto

Região: Napa Valley, California

Castas: 86% Merlot, 10% Cabernet Sauvignon, 4% Petite Sirah

Preço Aprox.: 13€

Veredicto: A casta Merlot, embora originária de França, é uma casta que ficou bastante famosa no filme norte americano sobre vinhos Sideways, que merece ser visto por todos os enófilos / curiosos sobre o mundo vinícola e que apresenta a região de Napa Valley ao mundo. De onde é originário este Irony - Merlot, embora não totalmente monocasta (86%), uma vez que tem pequenas percentagens de Cabernet Sauvignon (10%) e de Petite Sirah (6%).

O vinho estagia cerca de 13 meses em barricas de carvalho francês, americano e húngaro, sendo que apenas 6% da madeira utilizada, é madeira nova.

No copo, apresenta cor vermelha viva, sendo visualmente muito apelativo.

No nariz, apresenta aromas de framboesa e amora madura com nuances de especiarias secos e notas de hortelã-pimenta.

Na boca revela-se com corpo médio, taninos firmes, equilibrados com frutas suculentas e acidez moderada, que proporciona um final longo.

É recomendado pelo podutor como excelente acompanhamento de carnes vermelhas, hamburguers, costoletas, enfim, a típica comida americana. Eu acompanhei um fondue de carne e portou-se lindamente. Aliás, face à variedade de molhos utilizada no fondue, por vezes é difícil uma ligação com vinho tinto, pelo que o Irony Merlot, comporta-se de forma excelente!

Classificação Pessoal: 16

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário