segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Em Prova: Os brancos de Almeida Garrett

O título deste post quase que nos leva a pensar que vamos ler algo sobre os vinhos que o poeta Almeida Garrett bebia. Mas não é. Embora o nome deste projeto deva a sua designação à descendêndia da familia relativamente ao famoso poeta. 

Encontram-se situados em Tortosendo, Covilhã e são pioneiros na aposta em Chardonnay, com vinhas com mais de 35 anos. 

E é sobre os dois brancos que saem da casa. ambos feitos de chardonnay que falo hoje. Dois brancos muito interessantes, provenientes da região da Beira Interior. 

O Almeida Garrett Chardonnay 2017 (7,5€) é um vinho muito fresco, mineral, focado na fruta e sem  os excessos a que muitas vezes esta casta em Portugal é sujeita. Muito equilibrado e apetecível, com apenas 12,5º de alcool. Não passa por madeira. Será curioso ver a sua evolução em garrafa. Um vinho a ter cá por casa seguramente. Já o Almeida Garret Reserva Branco 2013 (15€), também feito 100% de Chardonnay, fermenta em barricas usadas e estagia com battonage regular por 10 meses o que lhe confere uma complexidde acrescida. O resultado é um vinho gordo e untuoso, com notas amanteigadas, mas com muito equilibrio. É fresco, com bom volume e dá muito prazer à mesa. Elevou um bacalhau a lagareiro a um outro nivel e foi de agrado geral a todos que estavam na mesa, com diversos perfis enofilos, o que ainda o valoriza mais. Num grande momento de prova, nem se notando os 5 anos de garrafa. Um belo vinho! Disponibilidade: Online

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário