quarta-feira, 27 de junho de 2018

Em Prova: Covela Reserva Tinto 2007

Este vinho foi-me dado a provar na Covela e fiquei imediatamente apaixonado, ao ponto de trazer algumas garrafas para mais tarde apreciar, à mesa. O "mais tarde" não demorou assim tanto tempo, pois esta 2ª feira decidi abrir uma delas a acompanhar (magistralmente) um também delicioso bacalhau com boroa. Afinal de contas, apenas fazemos anos uma vez no ano. 

Para quem não sabe a Quinta da Covela está localizada em Baião, na fronteira da região dos Vinhos Verdes com o Douro. Produz agora apenas vinhos brancos, pois por ter tido a sua vinha de uvas tintas ao abandono durante alguns anos e devido aos socios produzirem tintos premium na Quinta da Boa Vista no Douro, decidiram... arrancar a vinha de uvas tintas! 

Erro, grande erro, como demonstra este Covela Reserva Tinto de 2007, que chega a 2018 cheio de garrra, vida e frescura. Não só pelo terroir em si, onde os tintos são capazes de se expressar desta forma, mas também pelo toque de Cabernet Sauvignon, que apesar de em percentagem reduzida marca ainda o vinho, conferindo-lhe grande frecsura, coadjuvada por Touriga Nacional e Merlot. O lote, que passou 17 meses por madeira, resulta num vinho muito complexo, com taninos sedosos nesta fase, 10 anos depois, ainda com muita fruta, notas de pimento verde, especiaria, caruma... enfim, muito complexo, gastronómico e que está sempre a mudar e melhorar de copo para copo. Com uma boca com muita estrutura, mas elegância, termina longo e de enorme prazer. Um grande vinho. Lamentavelmente, irrepetivel...! PVP: 27€. Disponibilidade: Muito Reduzida em garrafeiras seleccionadas.

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário