terça-feira, 26 de abril de 2016

Arena de Baco: Jantar épico


A rubrica Arena de Baco pretende colocar frente a frente vários vinhos e só um sairá vencedor... embora isso pouco interesse tenha. O importante é falarmos mesmo de todos, à sua maneira, pois no confronto,  com maior ou menor Knock Out, estiveram todos bem. Os sólidos que acompanharam o festim foram: Entrada bola de presunto; Uma feijoada branca de línguas de bacalhau e samos; Nacos de vitela grelhada com batata a murro e um molho especial; Sobremesa Bolo de chila e amêndoa.

BATALHA

  • Passionada 2008 - Ensaio de Anselmo Mendes, que prova a longevidade da casta Loureiro. Um vinho ligeiramente doce, com uma boa evolução, mas com uma surpreendente acidez para um vinho "verde" com 8 anos. Bebe-se bem como aperitivo ou acompanhando sobremesas. Ainda.(Branco - Vinhos Verdes)
  • Quinta Paço do Lobo Arinto 1995 - Aroma inebriante com as notas meladas em destaque. Na boca, muito fresco e gastronómico. O final podia ser mais longo, mas não deixa de ser um vinho impressionante com 21 anos... Para se beber, com muito prazer. (Branco - Bairrada)
  • Gravato Palhete 2004 - Bem diferente do Palhete de 2005, mais próximo daquilo que viria a ser o tinto Vinhas Velhas de 2008. Quase um tinto, na realidade cheio de pujança. Deu  uma tareia na feijoada de Samos e linguas de bacalhau. (Palhete - Beiras)
  • Quinta Paço do Lobo 1995. Mais um vinho das caves São João com "tudo no sitio" e que se bebe com prazer. (Tinto - Beiras)
  • Casa de Santar Reserva 1994 - O primeiro grande tinto da noite, em boa forma, com enorme finura e a dar muito prazer na prova. (Tinto - Dão)
  • Luis Pato Vinhas Velhas 1992 - Um grande vinho, segundo o produtor aguenta-se mais duas décadas. tudo o que um baga antigo tem de ter está cá: A complexidade, a elegância, o prazer a beber.(Tinto - Bairrada)
  • Quinta Vale Dona Maria 1997 - Um poderoso vinho do Douro, a mostrar todo o carácter da região, num extraordinário momento de prova. provavelmente o vinho da noite. (Tinto - Douro)
  • Quinta de Pancas Cabernet Sauvignon 1997 - Este vinho estava um pouco evoluído, mas deu conta ainda de prova, não tendo sido brilhante. (Tinto - Lisboa)
  • Quinta da Covela Escolha 2005 - O vinho mais "jovem" em prova.. quer dizer já com 11 anos. Na realidade ainda com muito para andar mas que dá um enorme prazer a beber. O terroir especial da Covela ali entre o DOuro e a região dos vinhos verdes torna cada vinho com muita identidade. É o caso deste vinho, pois claro. (Tinto - Minho)
  • Encontro Bruto 2006 - Por último um espumante com 10 anos, que cumpriu muito bem a sua função de nos limpar o palato. (Espumante - Bairrada)
Uma prova de vinhos antigos bastante diversificada a honrar esta primeira edição da batalha na Arena de Baco.

May the Wine be with you...!

Sérgio Lopes


Sem comentários:

Enviar um comentário