terça-feira, 13 de maio de 2014

Portugal conquista 55 medalhas de ouro no International Wine Challenge

Grande desempenho dos vinhos portugueses na segunda tranche da 31ª edição do International Wine Challenge (IWC), que decorreu em Londres no início de Abril deste ano. Com 55 medalhas de ouro, o contingente português só foi batido pela França (113) e pela Austrália (75), países com outro peso no mercado mundial, superando Espanha (50), Nova Zelândia (34), Itália (28), Argentina (16), África do Sul (14) e Chile (11).

No total, os vinhos portugueses arrecadaram 603 medalhas, juntando aos 55 galardões máximos outros 204 de Prata e 344 de Bronze. 

Os vinhos da Madeira arrebataram os jurados, conquistando dez medalhas de ouro (cinco das quais para a Barbeito e quatro para a Justino’s Madeira Wines), enquanto os vintage de 2011 asseguraram oito galardões máximos para os Porto. Dos 17 tintos portugueses medalhadas com ouro, 13 são igualmente da colheita de 2011 – e o destaque vai para Jorge Moreira, que “dourou” os seus Pó de Poeira 2011 e Poeira 2011. No quadro de honra há representantes de sete regiões: os DOC Alentejo, Dão, Douro, Madeira, Porto e Vinho Verde, mais o Alentejano Vinho Regional.

A lista completa de premiados pode ser consultada em www.internationalwinechallenge.com e nela constam ainda os vinhos distinguidos com menção honrosa (“commended”). O que alarga o contingente português para 910 vinhos premiados.

Fonte: Revista de Vinhos.

Destaque pessoal:

Para além do mencionado acima, quero destacar os vinhos da Quinta de Lemos e da Casa da Passarella, que foram todos medalhados, o que prova a consistência e qualidade de ambos os projectos da região do Dão, ainda que bem diferentes entre si. Ainda no Dão, o projecto "Titular" do enólogo António Narciso começa também a receber as primeiras medalhas. Parabéns.

Para finalizar destacar alguns low cost medalhados no IWC, como são os casos dos vinhos Loureiro, Alvarinho, Rosé de Setúbal, reserva Tinto Douro e Alentejo, distribuídos pela cadeia Pingo Doce...!

É caso para dizer que por um lado Portugal está cada vez mais afirmativo no panorama vínico internacional, enquanto que por outro lado, não há razões para se beber vinhos de má qualidade, com tantos e bons resultados, para todas as bolsas. Com ou sem troika...

Sérgio Lopes

1 comentário:

  1. Olá! É a primeira vez que venho ao vosso blog e os meus parabéns pelo vosso trabalho;). Tenho uma questão para vos colocar: não percebendo quase nada de vinhos qual seria a vossa sugestão para compra de vinhos 'bons' abaixo de 5euros, para alguém que goste de sabores suaves?
    Obrigada,até breve e parabéns mais uma vez,
    Ana S.

    ResponderEliminar