terça-feira, 1 de abril de 2014

Prova dos vinhos Allgo Rosé e... Branco 2013!

Desde o início que acompanhamos com carinho este projecto diferenciador do Dão. E é por isso com enorme satisfação que tivemos o privilégio de provar as novíssimas colheitas de 2013, com particular destaque para o primeiríssimo branco da casa, o Allgo Branco 2013!

Allgo Rosé 2013

Ano: 2013

Produtor: CM Wines

Tipo: Rosé

Região: Dão

Castas: Touriga Nacional, Alfrocheiro Preto (20%)

Preço Aprox.: 7,9€

Veredicto: Trata-se de um vinho produzido com perfil para os países nórdicos. Em cada ano, fruto sempre dos melhores lotes de Touriga Nacional e Alfrocheiro Preto.

Cor: Rosa romã. Aroma: Apresenta um perfume frutado onde sobressaiem notas de morango, framboesa, romã e cereja com muita frescura á mistura. Boca: É um vinho que possui estrutura e uma acidez bem marcada. Muito mineral e leve apimentado com predominância de fruta fresca vermelha. Tem um final longo e seco.

É um rosé não muito habitual pois é mais vinho. Pode beber-se sozinho como aperitivo ou a acompanhar inúmeros pratos de comida..Será talvez pouco consensual visto ser um rosê mais vinoso que, decerto irá brilhar em qualquer mesa.

De qualquer forma só apresenta 12.5%, um fator muito importente, pois basicamente os roses secos lusos tem muito mais. Segundo o produtor, afirma que "quanto aos clientes, mais de 80% são femininos. Derivado ao baixo teor alcoolico. E dizem que o vinho é muito sexy". 

Classificação: 15,5



Allgo Branco 2013


Ano: 2013

Produtor: CM Wines

Tipo: Branco

Região: Dão

Castas: Encruzado, Uva Cão (15%).

Preço Aprox.: 7.9€

Veredicto: Primeiríssimo branco da casa, praticamente Encruzado, com uma pequena percentagem da desconhecida Uva Cão. 10% do lote fermentou em barricas novas de carvalho francês, com battonage. Vinhas com 4 anos de idade.

Cor: Amarelo palha. Aroma: Muito fresco e mineral com notas florais, flores do campo e algum herbáceo. Boca: Confirma a frescura e mineralidade evidentes no nariz. É um vinho seco com leve untuosidade. Boa acidez limonada e um final longo.

Vinho muito jovem mas gastronómico, a necessitar um pouco de garrafa. Promissor. Evoluirá certamente, mas o mercado pede já o vinho...! Demasiado cedo...

Classificação: 15


Nota: Amostras gentilmente cedidas pelo produtor ao qual agradecemos.


Lucinda Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário