sexta-feira, 12 de julho de 2013

Aveleda Alvarinho 2012

Ano: 2012

Produtor: Quinta da Aveleda

Tipo: Branco

Região: Minho

Castas: Alvarinho.

Preço Aprox.: 4,99€

Veredicto: A Quinta da Aveleda dispensa apresentações, sendo um dos grandes dinamizadores do vinho da região dos "Verdes" com o seu vinho homónimo, tendo se alargado mais tarde a outras regiões, tais como o Douro (com a marca Charamba) ou mais recentemente às Beiras (Com o Follies e o Reserva da famíia). Nos vinhos verdes tem diversificado igualmente a sua aposta, tendo surgido recentemente um 100% Alvarinho. E sim, não é só na sub-região de Monção e Melgaço que esta casta nobre produz belos vinhos. O Aveleda Alvarinho da colheita de 2012 é talvez o mais equilibrado e bem conseguido de todos.

Trata-se de um vinho de cor citrina. No nariz, aromas a fruta tropical e citrina (tão típica da casta) com clara predominância da toranja numa primeira fase que lhe confere um certo amargor acídulo no palato, aparecendo posteriormente o maracujá. Na boca, mostra-se bem envolvente e fresco, com acidez crocante e final longo, com leve secura e o tal amargor, de pendor gastronómico qb.

Parece-me muito bem conseguido, respeitando a casta e com bastante equilíbrio. Acresce o facto positivo do preço correcto (<5€) e da facilidade em ser encontrado, por exemplo na grande distribuição ou na loja virtual da Quinta da Aveleda. Pode ser bebido a solo ou acompanhando pratos leves. Gostei.


Classificação Pessoal: 16


Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário