sábado, 1 de junho de 2013

Prova dos vinhos Casa do Arrabalde

A Casa do Arrabalde, propriedade familiar há mais de seis gerações, fica localizada na região dos vinhos verdes, mais propriamente em Baião, terroir de eleição da casta Avesso, casta capaz de proporcionar vinhos com uma acidez crocante e vida longa em garrafa. Em 1991 foi iniciado um processo de reestruturação da vinha, tendo sido substituídas as típicas ramadas pelo plantio de castas típicas da região avesso, arinto e Alvarinho, 

Para além da Casa do Arrabalde, a família adquiriu a Quinta dos Espinhosos, situada no sudeste da região do Minho, Portugal. As vinhas foram plantadas com uvas de Chardonnay e com autóctones de Avesso. Esta propriedade encontra-se numa altitude mais baixa do que a do arrabalde, perto do Rio Douro e por isso o vinho reflete dias mais quentes com grandes amplitudes térmicas e solos de granito bem drenados.

Neste momento existem portanto duas referências, O Casa do Arrabalde feito de Avesso, Alvarinho e Arinto e o Espinhosos, feito de Avesso e Chardonnay. 


Casa do Arrabalde Branco 2012

Ano: 2012

Produtor: A&D Wines

Tipo: Branco

Região: Vinhos Verdes

Castas: Avesso, Alvarinho e Arinto

Preço Aprox.: 6€

Veredicto: Avesso, Alvarinho e Arinto. Nariz frutado, com predominância de fruta branca, com muito leve tropical, quase imperceptível. Muita mineralidade no primeiro impacto que se confirma na boca. De corpo médio, exibe uma enorme frescura, fruto de uma acidez crocante. O final é de média persistência.

Vinho marcado por uma acidez e mineralidade bem interessantes. Provei o 2012. Creio que se aguardar mais algum tempo, ou se tiverem oportunidade de beber o 2011, tanto melhor, uma vez a acidez está ainda muito patente. Elevado potencial.

Classificação: 15,5



Espinhosos Branco 2012

Ano: 2012

Produtor: A&D Wines

Tipo: Branco

Região: Regional Minho

Castas: Avesso, Chardonnay

Preço Aprox.: 7€

Veredicto: Avesso, Chardonnay, com battonage. Nariz mais fino e elegante que o Casa do Arrabalde. Frutado e mineral, com enorme frescura, o que se confirma na boca. Corpo bem estruturado, volumoso, fresco e com final bem agradável, focado na fruta. Gastronómico e bem diferente do habitual, com requinte.

Claramente a descobrir. Será com certeza muito interessante provar algumas colheitas com 2 ou 3 anos e verificar a sua evolução, potencialmente muito positiva.

Classificação: 16


O primeiro contacto que tive com o produtor ocorreu na edição deste ano da EV - Essência do Vinho, tendo ficado agradavelmente surpreendido com a qualidade e diferença dos vinhos apresentados e comentados acima. O Avesso é a base dos dois vinhos, sendo que o Casa de Arrabalde é mais "Vinho Verde", enquanto que o Espinhosos, com a inclusão do Chardonnay, procura chegar mais facilmente aos mercados internacionais. Ambos, merecem a nossa atenção.


Sérgio Lopes

2 comentários:

  1. Caro Sérgio, obrigado pelo tempo que dedicou aos vinhos da A&D. É sempre agradável ler os seus textos, especialmente quando se trata dos nossos vinhos.

    ResponderEliminar
  2. Caro Miguel, não tem de quê. É sempre um prazer. Parabens pelos excelentes vinhos e votos dos maiores sucessos!

    ResponderEliminar