sexta-feira, 23 de setembro de 2011

DSF Col. Privada Moscatel Roxo 2001

Ano: 2001

Produtor: José Maria da Fonseca

Tipo: Moscatel

Região: Setúbal

Castas: Moscatel Roxo.

Preço Aprox.: 20€

Veredicto: José Maria da Fonseca é a mais antiga produtora de Moscatel de Setúbal e Domingos Soares Franco é o representante mais novo da sexta geração da família, que desde a fundação preside a vinícola. Domingos, além de vice-presidente, é o enólogo-chefe da casa. Embora assine todos os vinhos da José Maria da Fonseca, existem aqueles aos quais dedica carinho especial. São vinhos que traduzem o seu espírito criador e a paixão que sente pela viticultura e enologia. A estes chama de Domingos Soares Franco Colecção Privada.

A Moscatel Roxo é uma uva bastante rara e que chegou a correr riscos de extinção. É uma variedade de Moscatel que, como indica seu nome, tem a pele roxa e aromas mais complexos e elegantes. Este é produzido a partir de vinhedos plantados na Península de Setúbal sobre solo argilo-calcário. Logo no início da fermentação alcoólica ocorre a adição de aguardente vínica para que a fermentação pare e renda um vinho com grande quantidade de açúcar residual (natural!) e teor de álcool em torno de 18%. Seguindo a tradição da casa, após a fortificação com aguardente vínica, o vinho permanece ainda em contato com as cascas durante 5 meses mais. Por fim, amadurece em tonéis de carvalho durante 9 anos.

De cor topázio carregada, mas muito brilhante, no nariz, o aroma é poderoso, carregado de notas de laranja caramelizada, mel, caramelo e outras especiarias. Na boca, é muito  fresco, untuoso, bastante encorpado, denso mesmo, em perfeita sintonia com os aromas experimentados. Belo equilíbrio entre doçura e acidez, com final de grande persistência e enorme satisfação.

Um moscatel delicioso. Doce, mas sem ser enjoativo. Excelente.

Classificação Pessoal: 17

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário