segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Em Prova: Hugo Mendes Lisboa 2018

Nova edição do vinho Lisboa, do enólogo Hugo Mendes, acabadinha de chegar à minha mesa. Quem me segue nestas lides sabe que acompanho o projeto desde a sua génese, em 2016, com o lançamento do primeiro vinho (que adorei) ao contrário do ano seguinte, a edição de 2017, que não deixando de ser um vinho porreiro, mudou ligeiramente de perfil e apesar de genericamente mais afinado, não foi tanto do meu agrado, considerando-o um pouco mais "doce" e com menos tensão. Ora a terceira edição deste vinho, o Hugo Mendes Lisboa 2018 sofre nova afinação, desta feita, com 70% do lote a sofrer fermentação malolática e com a adição de 10% da uva vital ao lote usual de Fernão Pires - Arinto. O resultado é muito bom, num perfil algures entre a edição de 2016 e 2017.

Um vinho com apenas 11 graus de álcool, mas com estrutura suficiente proveniente da malolática para apresentar bom volume, bem como uma acidez crocante que nos transmite frescura e tensão no palato. Um vinho refrescante, onde a madeira utilizada apenas lhe confere um pouco mais de untuosidade e gordura de boca, sendo bastante versátil à mesa, e que me está a dar muito prazer e voltando a (re)conquistar-me. Provavelmente a melhor edição deste vinho e quiçá, aquela mais próxima do que o enólogo procura fazer nos seus clássicos da Quinta da Murta, em Bucelas. À terceira, foi de vez, ao que parece. PVP: 15€. Garrafeiras.

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário