quinta-feira, 23 de maio de 2019

Em Prova: Mãos Branco 2017

Mãos (R4 vinhos) trata-se de um projecto familiar, com sede em Mesão Frio, no Baixo Corgo, embora com propriedades espalhadas por sete quintas na Região Demarcada do Douro, que totalizam cerca de 150 hectares, tendo lançado o primeiro vinho apenas em finais de 2011. Projecto de facto de cariz totalmente familiar, pois os 4 irmãos que encabeçam o projecto, decidiram dar continuidade ao legado do seu pai, que produzia vinho maioritariamente para consumo próprio, criando assim uma empresa produtora de vinhos, na região Duriense. 

Nas minhas incursões semanais na capital Lisboa, dei por mim a entrar num restaurante simpático, ao lado do Campo Pequeno - o Ti Lurdes, onde o Mãos Branco 2017 foi o par ideal para uma (enorme e fresca) posta de garoupa grelhadinha na brasa, como documenta a foto acima.

Feito de Gouveio, Rabigato e Viosinho é um bom exemplar Duriense, pois apesar de denunciar que provém de um terroir quente apresenta-se bastante equilibrado. Predominantemente floral (mas nada de exuberâncias), com notas de chá e citrinas, é gastronómico e com uma boa acidez, contribuindo para uma refeição prazerosa. Muito bem para o preço que apresenta. 7,5€. Disponibilidade: Garrafeiras.

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário