sábado, 12 de julho de 2014

Quanta Terra Grande Reserva Branco 2008

Ano: 2008

Produtor: Quanta Terra

Tipo: Branco

Região: Douro

Castas: Viosinho, Gouveio.

Preço Aprox.: 17€

Veredicto: Celso Pereira é o homem por detrás dos espumantes Durienses Vértices, conseguindo demonstrar que também no Douro se fazem excelentes espumantes. Paralelamente são também da sua autoria os vinhos Terra a Terra e Quanta Terra, vinhos puramente Durienses,provenientes de Alijó, e com o seu toque pessoal.

O Terra a Terra é a primeira marca, enquanto que o Quanta Terra será por assim dizer a marca Premium. Este Quanta Terra Grande Reserva Branco de 2008 provado, é produzido das castas da região Viosinho e Gouveio, estagiou 9 meses em barrica nova de carvalho Francês.

Cor dourada. Aroma maravilhoso, com notas fumadas evidentes, muita mineralidade e cheirinho a mel delicioso. Boca envolvente, gorda, mas muito, muito fresca. Final muito longo, persistente e delicioso.

O produtor afirma que este vinho pode ser guardado até 5 anos. Este provado, de 2008, já vai com 6 anos e está num momento de prova simplesmente fabuloso. Delicioso.

Classificação Pessoal: 17

Sérgio Lopes

3 comentários:

  1. Caro Sérgio,
    Provei o Quanta Terra Grande Reserva tinto recentemente, em uma degustação de vinhos portugueses aqui no Brasil, e gostei muito. O entusiasmado Celso Pereira, no entanto, me disse que eu tinha que provar o branco, que segundo ele, era excelente, mas que não vinha para cá. Entretanto, consegui algumas garrafas do Grande Reserva branco 2010, que está guardado em minha adega. Bom saber que você gostou bastante deste 2008. Espero que o 2010 esteja tão bom quanto.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderEliminar
  2. Caro Flávio, esse 2010 deve estar também muito bom. Obrigado pela mensagem e bom proveito! ;-) Abraço. Sérgio.

    ResponderEliminar
  3. provei o 2010 em junho de 2014. muito bom. particularmente a meu gosto junta-lo a alguns queijos.

    ResponderEliminar