sábado, 19 de julho de 2014

Prova dos vinhos Casa do Valle



A Casa do Valle situa-se em Cabeceiras de Basto, região dos vinhos verdes, mais propriamente a 2 Km da lendária Ponte de Cavez, local referido com enlevo por Camilo Castelo Branco, na sua obra, e estende-se, protegida pelas serras do Barroso e Alvão, pelas encostas do rio Tâmega. A produção de vinho nesta Quinta, propriedade da famila Sousa Botelho há várias gerações, remonta o Sec. XVIII. No entanto, foi a partir de 1987 que o processo de produção de vinho é levado mais a sério, tendo sido lançado os seus primeiros branco e tinto em 1989. 

Já tinha provado o "Grande Escolha" , um 100% Alvarinho, tendo ficado surpreendido com a elegância, frescura e final longo. Muito bom mesmo. Agora, aqui em Angola, decidi provar o Branco de... 2009 e o Rosé de 2012. Eis o veredicto.

Casa do Valle Branco 2009

Veredicto: Arinto, Loureiro e Azal, castas típicas da região compõem este vinho. Cor citrina já um pouco mais escurecida. Aroma ainda muito fresco, citrino e leve floral. Boca com leve evolução positiva, mantendo o seu perfil fresco e focado no lado citrino, com uma acidez crocante e final bem apelativo. Quem disse que os "verdes" não podem envelhecer?! Apesar de ser recomendada a sua guarda até 3 anos, este já leva 5 , e como diz o Gaspar" está uma "pomada"...!. PVP 3,5€.

Classificação: 15,5



Casa do Valle Rosé 2012

Veredicto: Vinhão e Rabo-de-anho. Lol, esta última casta nunca tinha ouvido falar. Rosé, com cor muito bonita, tipo um vermelho vivo. Aroma típico do estilo, com framboesa, morango, cereja, enfim toda esta fruta vermelha fresca. Boca focada na fruta, boa acidez, final correcto e equilibrado.  PVP 3,5€.

Classificação: 15

Vinhos "verdes" que apontam para um lado tradicional embora sejam apelativos. Existe aquela acidez bem evidente que nos lembra que é um vinho da região dos "verdes" e em particular da sub-região de Basto, mas não deixam de apelar a um público vasto e até internacional. Destaque para o branco provado de 2009, que prova a sua bela evolução.

Com enologia de Luís Duarte, da quinta sai um outro vinho branco "Matéria" que pode ser encontrado aqui em Angola via LuXmi e que é também interessante conhecer.


Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário