quarta-feira, 21 de maio de 2014

Fonte de Gonçalvinho Touriga Nacional 2010 Cuvée Adrianne

Ano: 2010

Produtor: Fonte de Gonçalvinho

Tipo: Tinto

Região: Dão

Castas:  Touriga Nacional

Preço Aprox.: 13€


Veredicto: Ainda me lembro quando provamos este vinho pela primeira vez, juntamente com o Inconnu, na célebre e primeira visita aos produtores, entretanto, nossos amigos, acima de tudo. E se nessa visita o Inconnu me "bateu", o Touriga Nacional fez seguramente as delícias da Lucinda, que juntamente com a Christelle criaram a célebre expressão "Este vinho tem um aroma tão fino e delicado que quase o posso utilizar como perfume". LOL.

Já naquela altura ainda jovem imberbe, o vinho se mostrava delicado. Com mais um tempo de garrafa, naturalmente ganhou outro equilíbrio. O vinho é uma homenagem do casal Casimir e Christelle à sua filha mais velha, daí a designação "Cuvée Adrianne".

E penso que o vinho faz jus a essa homenagem. De cor carregada, o aroma é a Touriga do Dão, da sub-região, com evidentes notas florais e uma boa profundidade aromática. Todo ele é fresco e apetecível na boca, aveludado, com um toque mentolado e uma delicadeza subtil. Termina longo, fino e persistente.

Diria que está muito agradável mas terá muito ainda para evoluir. Vai seguramente ganhar mais consistência em garrafa e harmonizar por completo. Por isso, comprem algumas caixas, por favor...


Classificação Pessoal: 17

Sérgio Lopes

1 comentário:

  1. entretanto tb fui fazer uma visita. resolvi oferecer este vinho a alguns amigos, acho que esta muito bom.

    ResponderEliminar