quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

R.I.P. Hernâni Verdelho

Hernâni Verdelho, produtor duriense dos vinhos Dona Berta, faleceu na passada 2ª feira, vítima de complicações pulmonares. Responsável pela renovação da Quinta do Carrenho, no Concelho de Foz Coa, é dele a grande elevação da casta Rabigato como monocasta nobre, no vinho lançado para esse efeito. Para além deste, as famosas vinhas centenárias, localizadas no Douro Superior e os excelentes vinhos tintos produzidos com as castas autóctones da região, fizeram deste bon vivant uma figura incontornável na região.

O seus vinhos de carácter gastronómicos e enorme elegância, são dignos representantes de algo diferenciador e de qualidade no Douro Superior.

Confesso que nunca o conheci pessoalmente. Comuniquei por telemóvel e e-mail, para agendar uma visita que foi comentada e publicada neste blogue e onde para além de termos sido muitíssimo bem recebidos e de termos provado as mais recentes novidades ainda em cuba de Inox, nomeadamente os monocastas Sousão e Tinto Cão, mostrou ser uma pessoa de uma humildade e generosidade enormes.

Hoje, em sua homenagem abrimos, ao jantar, um Dona Berta Reserva Especial Tinto 2003, que andava por aqui "perdido" e estava divinalmente fresco e sumarento. Bravo!

O seu legado é um legado de vinhos de extrema qualidade que com certeza continuarão a ser produzidos, pois tenho a certeza que seria essa a sua vontade. Paz à sua alma! 

Sérgio Lopes

1 comentário: